ASTEGO Indica

Apesar de fevereiro ser o mês mais curto do ano, a ASTEGO indica traz sugestões de leitura para afiar a mente. Confira:

1º Sugestão de Livro – Pense de novo: O poder de saber o que você não sabe – A inteligência geralmente é vista como a capacidade de pensar e aprender mas, em um mundo em rápida mudança, há outro conjunto de habilidades cognitivas que podem ser mais importantes: a capacidade de repensar e desaprender. A maioria das pessoas prefere o conforto da convicção ao desconforto da dúvida. Em geral só damos ouvidos às opiniões que confirmam as nossas, descartamos ideias que nos façam pensar muito e vemos o desacordo como uma ameaça. O custo disso pode ser bem maior do que se imagina.

2º Sugestão de Livro – A arte de conhecer a si mesmo:  Schopenhauer não escondera de amigos e seguidores a existência de um manual zelosamente guardado. Depois de sua morte, o executor testamentário, Willen von Gwinner as utilizara para escrever uma biografia do filósofo. Iniciado em 1821 e continuado nas décadas seguintes, este “livro secreto” era constituído provavelmente por mais ou menos trinta páginas repletas de anotações autobiográficas, recordações, reflexões, normas de comportamento, máximas e citações que Schopenhauer registrara como aquilo que era mais importante para ele, como uma espécie de essência de sua própria sabedoria de vida: as regras de uma arte de conhecer a si mesmo e, ao mesmo tempo, tornar menos difícil a convivência com os outros e a orientação no mundo.

3º Sugestão de Livro – 365 Dias de Inteligência: Para Viver o Melhor Ano da sua História – O livro é uma obra filosófica inspiradora escrita para pessoas que buscam minutos de inteligência emocional. O autor compilou extratos de várias obras para presentear o leitor com pérolas motivacionais diárias, como gotas de orvalho ao amanhecer, irrigando a mente com sabedoria, significado e plenitude, para que se possa enfrentar os desafios e focos de tensão com inteligência emocional e sabedoria.